Escolhendo o melhor lugar para instalar seu aerogerador

O vento é o combustível que impulsiona a turbina eólica. Por isso, ela precisa estar onde ele está. Instalá-la em um local inadequado seria o mesmo que colocar seu painel fotovoltaico na sombra: nenhum dos dois funcionaria muito bem.

Mas qualquer vento também não serve: a turbina precisa de vento constante, num “bloco de ar” que se mova na mesma direção. Ventos turbulentos não fazem um bom combustível para o aerogerador. O rotor não consegue extrair bem a energia de ventos turbulentos, e a mudança constante de direção pode provocar uma fadiga excessiva e uma consequente queda na vida útil do seu equipamento.

Isso significa que você deve sempre colocar sua turbina em um lugar alto o suficiente para pegar ventos fortes e constantes, acima do ar turbulento. Todavia, o preço das torres sobe mais rápido que sua altura, e é preciso encontrar um meio-termo entre custo e benefício.

A regra básica portanto é: nunca instale seu aerogerador a menos de 10 metros mais alto que o maior obstáculo num raio de 150 metros. Isto é: no ponto mais baixo, a pá do seu aerogerador deve passar pelo menos 10 metros mais alto que a construção ou vegetação mais próxima num raio de 150 metros.

Além do básico

Ora, se você está prestes a instalar um equipamento de grandes dimensões, que deve ter uma vida útil para além dos 25 anos, e que irá trabalhar gerando retorno no seu investimento, o melhor é ir um pouco mais a fundo nessa regra.

Qualquer obstáculo para o vento em uma determinada direção, seja uma árvore, morro ou construção, cria uma “bolha” de ar turbulento que se estende por aproximadamente duas vezes a sua altura para cima e na direção de onde vem o vento, e cerca de vinte vezes esse tamanho para trás do obstáculo (veja a figura). É uma área considerável, o que torna muito importante determinar a direção principal do vento antes de instalar sua turbina.

Outro fator a se considerar é o relevo. No caso de você dispor em seu terreno de algum morro ou elevação, o ideal é posicionar o gerador no ponto mais alto. Na encosta do morro, o vento pode chegar a diminuir pela metade sua velocidade; no ponto mais alto porém, ela pode chegar a dobrar. Aqui, a direção principal do vento também é importante: sua fazenda eólica jamais poderá ser posicionada “atrás do morro” considerando a direção principal. Lá, os ventos são turbulentos e a capacidade de geração, como você já sabe, cai bastante.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
capa-Entenda o Coeficiente Cp e o limite de Betzcapa - Contas de luz poderão sofrer reajuste adicional