Contas de luz poderão sofrer reajuste adicional

Casa / Sem categoria / Contas de luz poderão sofrer reajuste adicional

Contas de luz poderão sofrer reajuste adicional

Segundo reportagem da revista Valor Econômico de 29 de abril, o susto provocado pelo aumento de 40% nas tarifas de energia no primeiro trimestre deste ano pode ter sido apenas o primeiro. Conforme levantamento da PSR Consultoria, há um passivo de R$ 63,8 bi no setor elétrico, como fruto da crise de energia.

A maior parte desse montante, porém, vem de prejuízos no setor ainda não contabilizados pela Aneel, e sua alocação ainda não foi definida, podendo receber aporte do Tesouro Nacional ou via repasse tarifário. Com a política de ajuste fiscal em curso pelo Governo Federal, a tendência é que os consumidores arquem com a maior parte da conta, pelo menos.

O que mais impressiona é que se a totalidade desse débito for repassado ao consumidor, ele provocaria um aumento adicional de 33% na tarifa, já levando em consideração o aumento de 40% do primeiro trimestre.

O Instituto Acende Brasil, centro de estudos do setor elétrico, avalia que o valor cobrado via sistema de bandeiras tarifárias ainda não será suficiente pra cobrir as despesas com a geração térmica necessária para o abastecimento nacional neste ano de estiagem. O presidente da entidade, Cláudio Sales, reforça: “Louve-se o grande esforço feito pelo governo para implementar o realismo tarifário, mas ainda há um longo caminho a percorrer”.

O Ministro de Minas e Energia, Eng. Eduardo Braga, aponta 2018 como horizonte da meta de reajuste. “A [estratégia] de curto prazo era vencer o ano de 2015 sem racionamento (…) Estamos fazendo ações olhando para a questão de 2016 buscando encontrar alternativas para que não tenhamos nem problema na ponta da carga no verão (…) Nosso objetivo a partir de então passará a ser a redução do custo de energia no país”, disse o ministro.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
CAPA NOTICIA - Escolhendo o melhor lugar para instalar seu aerogeradorcapa noticia -Geração Distribuída vira tema de matéria no “Fantástico”