‘Tarifaço’ torna energia solar viável na maior parte do país

Casa / Notícias / ‘Tarifaço’ torna energia solar viável na maior parte do país

‘Tarifaço’ torna energia solar viável na maior parte do país

VALOR ECONÔMICO (Rodrigo Polito) – O remédio amargo do “realismo tarifário”, que já acumula um aumento da ordem de 40% das tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia, em média, no primeiro trimestre, está abrindo espaço para a chamada geração de energia distribuída (microgeração), principalmente a partir de painéis solares fotovoltaicos. Ambientalmente sustentável, a alternativa pode reduzir o consumo na rede e aliviar o sistema elétrico nacional, que vive um período de estresse.

De acordo com levantamento feito pela consultoria PSR, a pedido do Valor, a geração distribuída a energia solar já é economicamente viável em 23 Estados e no Distrito Federal. Apenas no Amazonas, Roraima e Amapá, essa alternativa de energia ainda não é interessante, do ponto de vista econômico. O cálculo leva em consideração o grau de radiação solar em cada região e a tarifa de energia de cada distribuidora.

“Em relação a 2013, o ‘payback’ [retorno do investimento] já caiu três anos em valores médios”, afirmou Rafael Kelman, diretor da PSR responsável pelo levantamento. “As usinas melhores, localizadas nas áreas de concessionárias com tarifas mais elevadas, se pagam em menos de seis anos. Vale lembrar que os módulos têm garantia de 20 anos ou mais. Então, do sétimo ano em diante, o sistema está pago e o usuário se beneficia da economia de energia.”

Outra medida que pode estimular o setor é a possível isenção de ICMS para a energia produzida pelos módulos solares. A proposta, defendida pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, é que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) remova a tributação. Com isso, o usuário de energia solar passará a pagar ICMS apenas sobre a diferença entre a energia comprada da rede e a energia devolvida para o sistema, por meio da microgeração. Hoje, esse modelo é adotado apenas pelo Estado de Minas Gerais.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
capa noticia -Geração Distribuída vira tema de matéria no “Fantástico”CAPA-O QUE SÃO SISTEMAS ON-GRID E OFF-GRID