O QUE SÃO SISTEMAS ON-GRID E OFF-GRID

Casa / Sem categoria / O QUE SÃO SISTEMAS ON-GRID E OFF-GRID

O QUE SÃO SISTEMAS ON-GRID E OFF-GRID

O que são sistemas on-grid e off-grid?

Na hora de instalar o seu sistema de Geração Distribuída, alguns termos ou jargões técnicos podem gerar alguma confusão. É o caso de “on-grid” e “off-grid”, respectivamente “na rede” e “fora da rede”, que se aplicam tanto aos aerogeradores quanto aos painéis fotovoltaicos.

“On-grid”

Instalar um sistema on-grid significa a inserção do seu sistema de geração na rede elétrica nacional. Isto é, o seu equipamento irá gerar energia primariamente para sua planta (residencial, industrial ou comercial). O que sobrar, ela pode “injetar” na rede elétrica, gerando créditos na sua conta; e se faltar, você pode pegar mais energia com a concessionária, conforme contrato.

Assim, no sistema on-grid o fluxo de energia é bidirecional: ora você estará fornecendo energia para a rede, ora recebendo dela, conforme o seu consumo e a sua geração. O medidor de energia, portanto, deve ser também desse tipo.

Esses sistemas são em geral mais simples e baratos, no entanto não são capazes de fornecer energia durante quedas no fornecimento: obrigatoriamente, eles devem desligar automaticamente junto com a rede elétrica da concessionária em caso de apagão ou manobras de manutenção, e só religar após certo tempo após a normalização do fornecimento.

“Off-grid”

Os sistemas off-grid são instalados independentemente da rede elétrica, isto é, eles não estão interligados ao sistema nacional. Portanto, eles poderão gerar mesmo quando não houver energia na rede da concessionária, ou ainda quando não há sequer um ponto de conexão disponível.

Seu funcionamento se baseia na carga e descarga de um banco de baterias, que irá armazenar energia nos momentos de maior geração e menor consumo, e suprir energia para a planta quando esta estiver consumindo a mais que a geração.

O dimensionamento do conjunto de baterias, assim como seu próprio custo de aquisição e manutenção tornam os sistemas off-grid mais caros. Em certos casos, é necessário também alterar a ligação dos subcircuitos da sua planta, de forma a escolher um conjunto de “cargas críticas” que devem ser abastecidas pelo seu foto ou aerogerador, a fim de diminuir o tamanho do conjunto. As outras cargas então podem ser abastecidas independentemente pela rede local, caso haja.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
capa - 'Tarifaço' torna energia solar viável na maior parte do paísrtyerty567474