Geração Distribuída

Casa / Sem categoria / Geração Distribuída

Geração Distribuída

Basicamente, o termo geração distribuída aplica-se a sistemas de pequeno porte instalados em residências, unidades comerciais ou unidades industriais para atender parte da demanda local. Nesta configuração, os sistemas geradores de energia são usualmente instalados na unidade consumidora, reduzindo as perdas de energia com transmissão e distribuição – pois são ligados diretamente à rede de distribuição já existente, junto aos pontos de consumo da energia.

A geração distribuída, instalada de maneira pulverizada e gerando energia próxima aos consumidores, é um mercado importante para a criação de massa crítica e escala para o setor solar fotovoltaico. Em diversos países foi fundamental para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva nacional. Ela contribui para aumentar a segurança energética, promovendo maior autonomia de suprimento de energia elétrica, pela instalação de diversas unidades geradoras descentralizadas ao redor do país. Isso reduz as perdas na transmissão e distribuição da energia elétrica e minimiza os custos de suprimento de energia elétrica.

Além de evitar perdas e postergar investimentos adicionais em linhas de transmissão, também substitui ou complementa a energia da rede em áreas com tarifas elevadas, resultando em economia à população. A Resolução Normativa Nº 482/2012 da ANEEL tem papel fundamental na promoção da geração distribuída fotovoltaica no Brasil. Ela estabelece as condições para a troca de energia entre consumidores e distribuidoras de energia, ou seja, regulamenta o sistema de compensação de energia elétrica ao determinar que seja subtraída da fatura mensal de energia elétrica a energia diretamente gerada pela unidade consumidora (os kWh “injetados” na rede). Com isso, a energia gerada – por exemplo, por meio de um sistema solar fotovoltaico instalado em uma residência ou empresa – poderá ser consumida por outras unidades consumidoras, contribuindo para o equilíbrio entre oferta e demanda do sistema elétrico.

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
REPORTAGEM ESPECIAL MOSTRA POR QUE CONTA DE LUZ ANDA TÃO ALTA NO BRASILUntitled-4