Como funciona o mercado de Crédito de Carbono

Casa / Notícias / Como funciona o mercado de Crédito de Carbono

Como funciona o mercado de Crédito de Carbono

128Fazer a compensação ambiental pode ser um ato de obrigação ou voluntário. Para uma empresa interessada em conquistar a simpatia do consumidor e da sociedade cada vez mais é um compromisso. Existe o tradicional plantio de mudas de árvores e existe outra forma, que é a aquisição de títulos de Crédito de Carbono. Para o plantio de mudas de árvores, nem sempre haverá locais disponíveis ou condições para tanto, ou cuidados para a manutenção. Não tira a validade, mas outro método também eficiente é a neutralização pela aquisição de títulos regulados de crédito de carbono, gerados por empresas altamente sustentáveis. É uma forma simples, direta, induz ao equilíbrio internacional do meio ambiente e das iniciativas

125Cada tonelada de CO2e (equivalente) não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial. A partir dos anos 2000, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão dos gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta.

Trata-se do mercado de créditos de carbono, que surgiu a partir do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que os países desenvolvidos deveriam reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 5,2% em média, em relação aos níveis medidos em 1990. O Protocolo de Quioto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir.

“O Ecossistema não tem fronteira. Do ponto de vista Ambiental, o que importa é que haja uma Redução de Emissões global”
Cálculo
A redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é medida em toneladas de dióxido de carbono equivalente – t CO2e (equivalente). Cada tonelada de CO2e reduzida ou removida da atmosfera corresponde a uma unidade emitida pelo Conselho Executivo do MDL, denominada de Redução Certificada de Emissão (RCE). Cada tonelada de CO2e equivale a 1 crédito de carbono. A idéia do MDL é que cada tonelada de CO2 e não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento possa ser negociada no mercado mundial por meio de Certificados de Emissões Reduzidas (CER).

As nações que não conseguirem (ou não desejarem) reduzir suas emissões poderão comprar os CER em países em desenvolvimento e usá-los para cumprir suas obrigações.

126

Por que as empresas compram Créditos de Carbono?
O benefício para a reputação/imagem da marca foi o mais citado. Segundo estudos, empresas relataram que seus clientes reconhecem as ações rumo a uma economia de baixo carbono como um benefício real para os negócios.

Em segundo lugar, o benefício mais relevante para as empresas envolvidas é o engajamento dos funcionários, pois algumas companhias observaram que os programas de compensação surpreenderam especialmente em relação a comunicação sobre sustentabilidade com colaboradores, o que ajudou a mudar comportamentos.

Já o terceiro benefício mais apontado é a diferenciação de mercado que as iniciativas de baixo carbono proporcionaram. Observa-se que empresas tiveram benefícios financeiros claros e mensuráveis, como no caso de uma empresa que relata ter estabelecido um contrato por apresentar um compromisso de compensação.

Também, a pesquisa aponta que os projetos que geram co benefícios são valorizados pelos compradores, estando as empresas dispostas a pagar 33% a mais por tonelada de CO2. Entre os ecobenefícios mais citados, percebeu-se que os benefícios sociais são os mais valorizados, seguidos dos econômicos e por fim os ambientais.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/como-funciona-o-mercado-de-crédito-carbono-edson-miranda-da-silva

Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
energia130